Image Host

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Reflexologia

Reflexologia




      A massagem é comumente mencionada como tratamento para muitos tipos de dores nos pés. Ainda que o pé não esteja dolorido, a massagem pode – e deve – ser feita. Além da sensação relaxante, a massagem é bastante saudável para os pés. Isso porque exercita e estimula o fluxo sanguíneo da região. Também é um hábito que tem poder preventivo, já que quanto mais fortes e flexíveis forem os músculos dos pés, menor é a probabilidade de ficarem fadigados e/ou sofrerem uma lesão. Através do estímulo dos dedos é possível dar um basta à tristeza, um gás na criatividade, na alegria, trabalhar o apego ou o desapego, o medo e a insegurança. Os próprios pés denunciam problemas tanto de saúde quanto emocionais.

        Calosidades, joanetes e outras alterações podem ser indício de que algo não vai bem no organismo. Diferentemente da acupuntura, a reflexologia não trabalha um único ponto. Ela atua num âmbito mais geral. Com uma massagem em certos lugares, os órgãos são estimulados e eliminam toxinas. A técnica reduz a tensão e melhora a irrigação sanguínea, o que estimula o funcionamento do sistema nervoso.



          A reflexologia abrange 37 pontos ligados ao organismo. Ela não tem função medicinal e não substitui remédios prescritos, mas ajuda nos momentos mais difíceis. Uma pressão profunda e lenta entre o dedão e o segundo dedo ao deitar, relaxa e espanta a insônia e ansiedade. Já de manhã, quem não dormiu bem deve pressionar o mesmo ponto de forma rápida e superficial, para estimular. Quando o problema é dor de cabeça, experimente uma pressão lenta e profunda sobre a unha do dedo mindinho.



Como fazer auto massagem:


- Apoie um pé sobre o joelho da outra perna e vire a sola para você.

- Passe creme hidratante na sola ou nas mãos.
- Use as duas mãos para virar o pé em direções distintas, como uma esponja
- Com os polegares, massageie as solas em movimentos circulares e intensos. Parta da região atrás dos dedos e vá até o calcanhar
- Bata suavemente com as costas da mão ou com a mão fechada.
- Depois vire o pé e massageie o peito, com os mesmos movimentos.
- Vá para os dedos. Puxe cada um levemente e massageie torcendo as laterais, da base do dedo para fora.
Recomendação: se algum ponto estiver tenso e doer, apenas pressione firme com os polegares, mantenha alguns segundos e solte.
Fonte: Coisas de Laddy

Nenhum comentário:

Postar um comentário