Image Host

terça-feira, 19 de abril de 2011

Queda De Cabelo


A queda de cabelo é uma condição que afeta tanto o sexo masculino como feminino. Existem no entanto, soluções naturais para minimizar e mesmo tratar os efeitos da queda de cabelo.
As causas de perda de cabelo mais comuns são uma nutrição inadequada, deficiências de ácido fólico, idade, stress, alterações hormonais, má circulação sanguinea no couro cabeludo, escesso de caspa e cabelo pouco forte.
De um modo geral a solução passa por uma adequação nutricional, de estilo de vida, e alguns métodos naturais que podem ser facilmente adoptados para diminuir os sintomas da perca de cabelo.
Queda de cabelo
Queda de cabelo

Tratamento Natural Queda de Cabelo

  • Segundo o dermatologista Michael Reed, um especialista da Universidade de Nova York, nutrir o cabelo inclui uma dieta rica em “alimentos que são ricos em proteínas, pobres em carboidratos, e com um teor reduzido de gordura
  • Samantha Heller, uma nutricionista do Centro Médico da Universidade de Nova York, sublinha a importancia de uma dieta rica em ácidos gordos essenciais como salmão e peixes em geral, nozes, soja e oleo de canola. Samantha Heller referiu ainda “acredito que há muitas pessoas que podem ter alguma deficiência de ácidos gordos ômega 3, mas estas são” boas gorduras com propriedades anti-inflamatórias e podem realmente desempenhar um papel na saúde cabelo”
  • Intensificar a dieta com mais alimentos ricos em ferro como “brócolis ou levedura de cerveja que podem realmente ajudar a reverter algumas formas de perda de cabelo” sublinha a nutricionista Samantha Heller.
  • Aumentar a quantidade de vitamina B12 na sua dieta. O que inclui ovos, carnes e aves, sublinhou a dermatologista e especialista em perda de cabelo, Ted Daly, da clínica do centro médico da Universidade de Nassau. “A deficiência de vitamina B12 em mulheres que vêm em busca de tratamento para queda de cabelo costuma ser comum” acrescentou Ted Daly. Uma boa opção é também o uso de suplementos vitaminicos para restaurar os níveis vitaminicos e melhorar os sintomas de perda de cabelo.
  • Biotina. “A biotina é um componente importante no processo de fabricação de cabelo, assim como pele e unhas”, disse Andrew Lessman, cientista clínico do Nevada. A biotina está disponivel em alimentos como o fígado e gema de ovo.
  • Chá verde. O chá verde, segundo alguns estudos, influenciam as concentrações sanguíneas de hormônios ligados geneticamente à perda de cabelo (conhecido como alopecia androgenética). Um estudo publicado na revista Nutrition and Cancer, em 1998, pesquisadores japoneses descobriram que beber chá verde pode aumentar os níveis da globulina hormônio sexual (SHBG) em mulheres, o que pode originar menos testosterona na corrente sanguínea, favorecendo o bloqueio da atividade hormonal responsavel pelo inicio de algumas formas de queda de cabelo.
  • Evitar usar tintas para cabelo, tinturas, secadores de cabelo, permanentes, etc… pois favorecem o enfraquecimento e a quebra de cabelo.
  • Cortar o cabelo mais vezes e mais curto, especialmente se for homem. Cortar o cabelo frequentemente tornar o cabelo mais forte e promove o aumento da circulação sanguinea no couro cabeludo.
  • Enxaguar sempre muito bem o cabelo para retirar todas os residuos quimícos presentes nos champoos. Evite usar champoos demasiado activos, como o uso recorrente a champoos anti-caspa por exemplo.
  • Se tem o cabelo curto, experimente lavar o cabelo com sabão azul. A composição deste sabão tem muito menos residuos quimicos que os champoos tradicionais. Se tiver cabelo curto considere abadonar, ou pelo menos restringir o uso excessivo de champoos mais activos, como é o caso dos champoos anti-caspa para potenciar um cabelo e couro cabeludo mais saudavel.
  • Massajar o couro cabeludo com leite de coco, ou gel de Aloe Vera durante pelo menos 15m ajuda a circulação sanguinea no couro cabeludo e previne a queda de cabelo.
  • Tomar um copo de suco de alface e espinafre diariamente. Este complemento fortemente vitaminico promove a prevenção da perda de cabelo.
  • O uso regular de óleo de mamona como óleo de cabelo impede a perda de cabelo.
  • Aplique um fio de azeite morno, mel e uma colher de chá de pó de canela no couro cabeludo antes do banho por 15 minutos para que possa actuar. O azeite hidrata e nutre a pele, o mel actua na limpeza dos poros para melhor respiraçção do couro cabeludo, e a canela nutre e potencializa o crescimento do cabelo.
  • Em homens, alguns estudos apontam para uma ligação entre cancer da prostata e queda de cabelo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário